sábado, 5 de fevereiro de 2011

Governança como diferencial competitivo.

Nos últimos comentários abordamos o que é os tipos mais e iniciamos a descrição de um caso real de escritório de gerenciamento de projetos (PMO). Hoje, abordaremos de forma diferente, citando os aspectos de insucesso e a importância da governança, deste que pretende ser um organismo para planejar, monitorar e apoiar os projetos internos e externos das organizações.

Dentre os fatores de insucesso podemos relacionar a implantação do modelo inadequado, a inexperiência e o nível de maturidade dos profissionais do escritório que não possuem a visão das inúmeras variáveis para definir estratégias de planejamento, comunicação e execução dos projetos de forma distinta para cada cenário. Em outras palavras, estes profissionais não compreendem a necessidade dos acionistas de ter pontos de medição e indicadores de desempenho dos projetos que permitam visualizar a situação/status e tomar decisões assertivas, além de construir uma sólida base de conhecimento e de lições aprendidas que fortalecerá a gestão de conhecimento da organização.

Lembrando que em uma visão mais prática, os projeto são mudanças estruturadas para garantir o alinhamento entre planejamento estratégico do negócio e os esforços gerenciais para suportar a visão e missão da organização, ou seja, um bom gerenciamento de projetos pode influenciar na capacidade de competição da organização.
Outro fator, talvez o mais determinante, é a falta de patrocínio do board, que não participa efetivamente da implementação e do dia-a-dia desse organismo que em alguns casos fica sem um executivo hábil politicamente, que tenha acesso elevado na organização, que conheça gerenciamento de projetos profundamente e que, portanto, consiga direcionar e justapor projetos por toda a organização.

Para aquelas organizações que implementaram o escritório de projetos e a metodologia de gestão de projetos, mas que ainda não têm observado impactos relevantes nas soluções dos mesmos, surgere-se a criação da figura do CPO - Chief Project Officer que se mostra um diferencial que detém expertise para orientar alinhadamente as estratégias da empresa a execução dos projetos.

Para reflexão:
Qual a importância do modelo de governança e os desafios globais do CPO dentro das organizações?

Como devemos medir o resultado do PMO para o negócio? É possível transformá-lo sempre em algo direto, mensurável e, principalmente, compreensível?

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