quinta-feira, 20 de maio de 2010

PMO - Descrição da implantação um caso real.

Seja Bem vindo!

No último comentário explicamos os conceitos e os tipos (nível) de PMO e deixamos alguns passos para reflexão antes de iniciar uma proposta de implantação de um PMO.

Relembrando: Encare a criação de um PMO como um projeto; ache as pessoas corretas, conduza uma analise da organização antes de iniciar; comunique a idéia, consiga um patrocinador; crie um Project charter; designe um gerente de projetos, determine os recursos necessários; integre políticas e processos organizacionais aplicáveis; defina objetivos, papéis e responsabilidades; desenvolva uma classificação básica de projetos correntes; conduza um piloto e não perca de vista que comunicação é a chave do sucesso.


A partir deste comentário, vamos abordar um caso de implantação de um PMO, onde neste primeiro comentário vamos abordar: O fator motivador (necessidade), o objetivo e o foco inicial do trabalho.

A empresa cliente, cujo nome será mantido em sigilo, é do ramo de tecnologia, e estava iniciando a cultura de relação dos negócios por projetos e identificou a necessidade de melhorar o índice de sucesso nos projetos do departamento de tecnologia.  A proposta de trabalho teve como principal objetivo avaliar o atual estágio em Gerenciamento de Projetos e apresentar uma nova proposta para planejamento, acompanhamento, monitoramento/controle e encerramento dos projetos.

O processo de trabalho foi apresentar ao cliente um Mapa de Trabalho (permitir uma melhor visualização do trabalho realizado e como este se desenvolveu ao longo dos dias), uma Agenda de Atividades (mostrando quais seriam os passos do trabalho realizado) e uma proposta da estrutura organizacional e a estratégia para diagnóstico e Avaliação da Maturidade do setor para mapeamento dos GAPs e elaboração do plano de crescimento. Por hora deixo os seguintes questionamentos para reflexão e abordagem para o próximo comentário:

O que é maturidade em Gerenciamento de Projetos?
Qual modelo de avaliação de maturidade em Gerenciamento de Projetos deve ser utilizado?
Qual a estratégia a utilizar para tratamento dos GAPs identificados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário