domingo, 25 de abril de 2010

O que é e para que serve um PMO?


Olá a todos, sejam bem vindos!

Percebo que a expressão PMO, cada vez mais, ganha popularidade e importância nas empresas e nas comunidades de GP. Resolvi então, dedicar um tempo a comentar e esclarecer dúvida ssobre este assunto. Fiquem a vontade nos comentários e mãos a obra!

PMO= Project Management Office ou Escritório de Gestão de Projetos. É uma unidade organizacional com o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades de projetos. Um PMO torna-se necessário para integrar e apoiar as atividades de gerenciamento de projetos, analisar dados e auxiliar os gerentes de projetos e executivos na domada de decisão estratégica.

A seguir algumas atribuições de um PMO, lembrando que as funções e responsabilidades não limita-se a estas, pois depende do tipo * de PMO a ser implantado na sua organização.
  1. Tornar-se um centro de apoio onde as informações encontram-se centralizadas e auxiliam no suporte a decisão estratégica.
  2. Monitorar todos os prazos, orçamentos e progresso dos projetos.
  3. Coordenar os padrões de qualidade, disponibilizar e manter uma metodologia de gerenciamento de projetos.
  4. Auxiliar na priorização de recursos e capacitação de profissionais em gerenciamento de projetos.
  5. Identificar e dar suporte ao andamentos de projetos com desvios ("problemas"). Enfim, torna-se uma plataforma de aconselhamento para os gerentes de projetos.
(*) Um PMO pode possuir vários tipos, tais como: PMO de suporte, PMO departamental, PMO estratégico e PMO Centro de Excelência. E além disso, pode também ser virtual PMO.

Todos esses conceitos, detalhamento e lições aprendidas com um caso real implantado serão abordados no próximo post. Por enquanto, fica aqui para reflexão do leitor, a idéia da importância e os benefícios de se utilizar um PMO em uma empresa, de acordo com sua estrutura organizacional.

Um comentário:

  1. Muito legal! Aos poucos estou entrando na atmosfera do gerenciamento de Projeto.


    Marcelo.

    ResponderExcluir